quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

UKE WAZA - Técnicas de Defesa

Um vídeo bom pra auxiliar a aprimorar técnicas de defesa básica. Confiram:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Regras de Arbitragem CBKS


Vídeo didático para um primeiro contato dos alunos com o Shiai Kumite. Sensei Clauder Betemps, 4º DAN, é Diretor Técnico da Federação de Karate Shotokan do Rio Grande do Sul (FKSRS), filiada à Confederação Brasileira de Karate Shotokan (CBKS) e à Japan Karate Shoto Federation (JKS). Edição de vídeo por Ana Moura (3º kyu) e Fabiana Biazotto (6º kyu).

"A arte não faz o homem, o homem é que faz a arte". GICHIN FUNAKOSHI


As modificações introduzidas por Funakoshi, procurando a simbiose das técnicas de arte guerreira com os princípios do Budo e a filosofia zen, tem por fim possibilitar ao praticante de karate, além do desenvolvimento físico e técnico, alcançar a verdade filosófica, ou seja, uma personalidade altruísta e generosa, livre do egoísmo e maldade, acima das coisas materiais.
O treinamento pode desenvolver a capacidade de persistência, paciência, coragem e equilíbrio emocional, visando a auto confiança, auto controle, auto-realização e auto-recuperação. Ele pode contribuir na formação de uma personalidade firme e equilibrada.
O objetivo maior é que os efeitos do treinamento transcendam os limites do dojo, formando o indivíduo humilde, cortês, crítico, justo e corajoso, capaz de perceber os fatos e agir objetiva e equilibradamente nas variadas situações da vida.